Governador João Doria tenta viabilizar sua candidatura ao Planalto em 2022, ma sofre forte oposição dentro do próprio PSDB.
Governador João Doria tenta viabilizar sua candidatura ao Planalto em 2022, ma sofre forte oposição dentro do próprio PSDB.| Foto: Governo de São Paulo

A Executiva Nacional do PSDB aprovou, nesta terça-feira (15), as regras das prévias que escolherão o candidato do partido à presidência da República em 2022. O modelo é o da eleição indireta, com 25% de peso para filiados e 75% para detentores de mandato eletivo. A resolução aprovada segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias.

O formato é uma derrota para o grupo político do governador de São Paulo, João Doria, que havia proposto reforçar o peso do voto dos filiados primeiro para 50% e depois para 35%. Como São Paulo tem 22% dos 1,36 milhão de filiados do PSDB, o modelo que dava peso maior para a base favoreceria o governador. Mas as propostas foram rejeitadas. Doria tenta viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto, mas sofre forte oposição dentro do próprio partido.

Além de Doria, outros três nomes já se apresentaram como presidenciáveis tucanos: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. As primárias estão marcadas para 21 de novembro.