PSDB
Falha no aplicativo de votação causou a suspensão temporária das prévias do PSDB| Foto: Joédson Alves/EFE

A votação das prévias do PSDB será retomada neste sábado (27), informou o presidente da sigla, Bruno Araújo, nesta sexta-feira (26). Os filiados terão que se cadastrar em uma nova plataforma, da empresa BeeVoter. A votação ficará aberta das 8h às 17h e a apuração iniciará em seguida, com a contagem dos votos coletados neste sábado e também no domingo passado, quando a votação ocorreu por meio de urnas eletrônicas e do aplicativo das prévias, que acabou falhando e causando a interrupção do processo de escolha do candidato que representará o partido na corrida presidencial de 2022.

"O processo de apuração, ocorrendo com normalidade, a gente espera poder anunciar ao Brasil até as 20h o candidato à Presidência da República do PSDB nas eleições de 2022", afirmou Araújo.

A decisão foi aprovada pelos pré-candidatos das prévias tucanas, o governador de São Paulo, João Doria, o ex-senador Arthur Virgílio e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, segundo informou Araújo. "Há absoluto consenso técnico e político das três candidaturas. Todos participaram comigo de uma decisão técnica para buscar os votos que faltam para concluir as nossas prévias", afirmou, acrescentando que espera que "a tecnologia possa vencer qualquer possibilidade de ataque hacker".

Quando perguntado se o partido sai mais unido depois das prévias, Araújo respondeu, em tom de brincadeira, que, "pelo menos, sai mais conhecido".