O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante motociata.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante motociata.| Foto: Alan Santos/PR.

O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e o deputado Zeca Dirceu (PR) apresentaram ao Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto uso de dinheiro público em motociatas. Dirceu assume a liderança do partido na Câmara em fevereiro.

Na representação, os parlamentares citam uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” produzida com dados obtidos pela agência Fiquem Sabendo, que apontou o suposto uso de dinheiro público para bancar as motociatas.

A suspeita, segundo as estimativas, indicam que cada passeio de moto custou cerca de R$ 100 mil aos cofres públicos. Eles pedem que a Corte de contas tome medidas administrativas para apurar as denúncias.

"É irrefutável o desvio de finalidade no uso do cartão corporativo da Presidência da República nos eventos apelidados de 'motociata', devendo os responsáveis devolver os recursos ao erário, além de sofrer as consequências administrativas pertinentes", dizem os deputados.

Os petistas solicitam que eventual “prejuízo causado aos cofres públicos” por Bolsonaro “em razão da realização de evento de caráter indisputavelmente pessoal, sem qualquer interesse público” deve ser “ressarcido em sua integralidade aos cofres públicos”.