Acordo costurado por Rodrigo Maia com PT garante espaço ao partido na mesa diretora da Câmara dos Deputados.
Acordo costurado por Rodrigo Maia com PT garante espaço ao partido na mesa diretora da Câmara dos Deputados.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

As bancadas do PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede decidiram nesta sexta-feira (18) apoiar o grupo político de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa eleitoral pela presidência da Câmara dos Deputados. Juntas, as siglas de esquerda somam 123 deputados. Os demais partidos acompanharam o PT, que tem a maior bancada da Casa, com 54 deputados, e foi o primeiro a anunciar apoio ao futuro candidato apadrinhado por Maia, que até agora não foi anunciado.

Com o apoio da esquerda, pode chegar a 255 votos. Esse cálculo leva em conta a totalidade das bancadas de esquerda (com exceção do Psol), além de DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV, e metade da bancada do PSL — a parcela bolsonarista do partido deve votar no deputado Arthur Lira (PP-AL), rival de Maia e que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A adesão do PT e de outras siglas de esquerda é fruto de uma costura política que garante aos partidos presença na nova mesa diretora que irá comandar a Casa a partir de fevereiro de 2021. Os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os favoritos para encabeçar a chapa do grupo de Maia na eleição.