Propaganda eleitoral do ditador Daniel Ortega em Manágua, capital da Nicarágua
Com sete candidatos opositores presos, acusados de “traição à pátria”, Ortega, que está no poder desde 2007, havia largado com ampla vantagem para sair vencedor ao obter 74,99% dos votos.| Foto: EFE/Jorge Torres

O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou uma nota em seu site oficial na segunda-feira (8) parabenizando o ditador Daniel Ortega pela reeleição do último domingo (7) na Nicarágua e saudando a grande manifestação “popular e democrática deste país irmão”. O pleito foi amplamente condenado pela comunidade internacional, inclusive por países próximos, que consideraram as eleições nicaraguenses fraudulentas.

Com sete candidatos opositores presos, acusados de "traição à pátria", Ortega, que está no poder desde 2007, havia largado com ampla vantagem para sair vencedor ao obter 74,99%  dos votos em chapa integrada ainda pela própria esposa, Rosario Murillo, que voltará a ser vice-presidente do país. “Os resultados preliminares, que apontam para a reeleição de Daniel Ortega e Rosario Murillo, da FSLN, confirmam o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário”, diz nota do PT.

“Esperamos seguir com a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) – partido socialista de Ortega - neste caminho de construção de uma América Latina e Caribe livres e soberanos, uma região de paz e democracia social que possa servir de exemplo para todo o mundo”, diz a nota, assinada por Romenio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT.