• 04/01/2021 18:34
Congresso

PT e partidos de oposição anunciam apoio a Baleia Rossi (MDB-SP)

  • 04/01/2021 18:34
  • PorGazeta do Povo com Estadão Conteúdo
    Baleia Rossi - MDB
    Juntos, PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede somam 119 deputados que devem apoiar a candidatura de Baleia Rossi para a presidência da Câmara dos Deputados.| Foto: Divulgação

    O PT anunciou na tarde desta segunda-feira (4) que irá apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados. O manifestação abriu caminho para que outros partidos de oposição tomassem a mesma posição de apoiar o candidato de Rodrigo Maia. PSB, PDT, PCdoB e Rede aguardavam apenas uma posição oficial do Partido dos Trabalhadores para bater o martelo sobre a questão. Juntas, essas cinco legendas somam 119 deputados, considerando as bancadas atuais dos partidos com as últimas mudanças devido às eleições municipais.

    Em nota oficial, o PT afirmou que “os compromissos apresentados ao candidato Baleia Rossi pelas bancadas do PT e dos demais partidos de oposição têm o sentido de enfrentar a agenda de retrocessos pautada pelo governo de extrema-direita no campo dos direitos humanos e dos direitos constitucionais, e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional.”

    O PSOL, também parte da oposição e com dez parlamentares, está dividido e deve tomar uma posição após reunião agendada para o dia 15. Parte da bancada do PSOL defende apoiar o emedebista já no primeiro turno da eleição da Mesa Diretora, com o argumento de "derrotar o candidato de Bolsonaro".

    O principal adversário de Baleia é Arthur Lira (PP-AL), líder do PP e do Centrão, que conta com o apoio do Palácio do Planalto. A outra parte quer ainda lançar um candidato próprio na disputa e deixar o apoio a Baleia para o segundo turno.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.