Ministério da Saúde promove nesta terça-feira (4) uma audiência pública para debater a vacinação infantil no Brasil.
Ministério da Saúde promove nesta terça-feira (4) uma audiência pública para debater a vacinação infantil no Brasil.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O médico imunologista Roberto Zeballos, representante da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, afirmou que a atual situação da pandemia da Covid-19 no Brasil não justifica a vacinação de crianças. O especialista tratou sobre o tema durante o primeiro bloco da audiência pública promovida nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Saúde para debater a imunização infantil no país. O evento reúne especialistas, representantes de sociedades científicas e das mais diversas entidades para discutir o assunto.

Em sua apresentação, Zeballos defendeu que é necessário que os pais recebam com total transparência todas as informações sobre os riscos para a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos. “Precisamos tirar a cabeça do buraco, onde só vê vacina, e olhar quais são as circunstâncias atuais do Brasil. (...) Estamos hoje com os números de fatalidade e internações em queda, não temos congestão hospitalar”, afirmou o médico. “Qual é a justificativa que temos hoje para botar as crianças em risco de ter uma miocardite? Ela é leve quando não é no seu filho, quando não é no seu neto. No presente momento, para o Brasil, não existe emergência para usar a vacina emergencial (...) Eu quero que assumam que a vacina é experimental e que o Brasil não está numa crise de emergência”, afirmou o especialista.

O médico enfatizou ainda que é a favor da vacina, mas é necessário analisar o custo benefício da atual situação na pandemia no país. “A minha posição é muito clara. Sou a favor de vacina de sarampo, varíola, hepatite, todas. Sou a favor de vacina a custo benefício. Para os meus pacientes de risco eu indico a vacina (contra a Covid-19), mesmo sabendo que no momento atual os anticorpos gerados por ela não neutralizam nem (as variantes) Ômicron nem Delta. É só olhar os cruzeiros aqui. É só perguntar para o seu amigo que tomou a vacina e pegou (Covid-19). Ela protege os casos graves”, disse.

Ao final de sua apresentação, Roberto Zeballos elogiou também o ministro da Saúde por ter tornado pública a discussão sobre o tema. “Quero dar meus parabéns para o grande líder, ministro Queiroga, que abriu (a vacinação infantil) para discussão. Isso é algo que só num país livre que se tem e vamos respeitar a opinião de todos.”