O ministro da Saúde,  Marcelo Queiroga.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na noite desta quinta-feira (29), que o governo federal vai distribuir 16,8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nos próximos seis dias. O anúncio foi feito em discurso na recepção da carga de 1 milhão de doses da vacina da Pfizer, que será enviada para as capitais brasileiras a partir desta sexta-feira (30).

Queiroga não explicou qual o quantitativo de distribuição das outras duas vacinas utilizadas no país, o imunizante Coronavac, e a vacina de Oxford/AstraZeneca. O anúncio ocorre em um momento em que cidades de diferentes estados tiveram de interromper a aplicação por falta de doses.

"Tudo isso é possível graças à força do Programa Nacional de Imunização. Negacionismo é querer negar o óbvio: vacinamos a nossa população com eficiência sem precedentes. Temos capacidade para vacinar 2,4 milhões de pessoas todos os dias", disse na pista de pouso de Viracopos. Apesar de dispor dessa capacidade, o número máximo ainda não foi atingido na atual campanha de vacinação. Nas últimas 24 horas, por exemplo, as cidades aplicaram 977 mil vacinas, entre primeira e segunda dose.