Queiroga anuncia que intervalo para aplicação da dose de reforço será reduzido
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, anunciou a mudança neste sábado (18) em suas redes sociais| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Na tarde deste sábado (18), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga informou que o intervalo mínimo necessário para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será reduzido de cinco para quatro meses. Segundo Queiroga, uma portaria do Ministério da Saúde com a formalização da mudança será publicada na segunda-feira (20).

"Para ampliar a proteção contra a variante Ômicron, vamos reduzir o intervalo de aplicação da 3ª dose de cinco para quatro meses. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco", publicou o ministro em suas redes sociais.

Antes da expansão da variante Ômicron, o intervalo determinado pela pasta para a aplicação da dose de reforço era de seis meses, e sua recomendação era somente para idosos e profissionais de saúde. Atualmente, a terceira dose é recomendada para todos os maiores de 18 anos.

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, a dose de reforço já foi aplicada em 22,6 milhões de pessoas, o equivalente a 10,6% da população.