queiroga - covid-19
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde sofreu um novo ataque hacker entre domingo (12) e segunda-feira (13). A informação foi confirmada nesta noite pelo ministro Marcelo Queiroga. Mais cedo, a pasta negou o ocorrido e afirmou que a rede interna estava passando apenas por uma manutenção preventiva. "São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível", disse Queiroga. A informação foi divulgada pelo portal g1.

A primeira invasão ocorreu na última sexta-feira (10). Nesta tarde, os servidores foram dispensados, pois o sistema estava fora do ar. Pouco depois das declarações de Queiroga, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) informou, em nota, que ocorreram "incidentes cibernéticos contra órgãos de governo" na última sexta (10) e que o governo atua "de forma coordenada para retomada dos serviços".

O ministro afirmou que o novo ataque deve afetar a estimativa inicial de estabilização da rede, prevista para esta terça-feira (14). "Eu falei que [seria resolvido] até amanhã, né? Aí, houve esse outro ataque, infelizmente somos vítimas dessas figuras que têm, de maneira criminosa, invadido sistemas. Tentado invadir, né, eles não conseguem invadir, mas tumultuam, atrapalham".