O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse nesta quinta-feira (10) que para desobrigar o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 será necessário avançar com a vacinação. Queiroga concedeu uma entrevista na frente do Ministério da Saúde, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que havia solicitado um “parecer” sobre o tema à pasta. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo. "Queremos que [o não uso da máscara] seja o mais rápido possível, mas para isso precisamos vacinar a população brasileira e avançar", disse o ministro.

Em março, Queiroga reforçou o pedido para que a população fizesse uso de máscaras: "É um pedido que eu faço, usem a máscara", disse, destacando ainda que "se todos usarem máscara, temos poder de bloquear o vírus tanto quanto a vacinação".

Nesta noite, o ministro disse não se sentir pressionado pelo governo. "O presidente não me pressiona, não. Sou o ministro dele e trabalhamos em absoluta sintonia. E assim funcionam as democracias do regime presidencialista. E o presidente sempre nos aconselha de maneira muito própria. E levo a ele os subsídios para que tenhamos as melhores decisões em relação à saúde pública", afirmou.