Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Anderson Riedel/PR

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na noite desta quinta-feira (23), em entrevista coletiva, que o governo federal vai autorizar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, mas mediante prescrição médica (de modo similar à regra adotada para as gestantes) e autorização expressa dos pais, por meio de termo de consentimento. Conforme Queiroga, a recomendação obedece às orientações da Anvisa, que em 16 de dezembro autorizou a inserção da indicação do uso pediátrico na bula do imunizante da Pzifer.

"Estamos aqui exercendo a nossa soberania, as prerrogativas do Ministério da Saúde, deixando as famílias tranquilas para que possam livremente optar por vacina ou não seus filhos, após orientação do médico e assinatura do termo de consentimento livre, esclarecido", afirmou Queiroga a jornalistas.

O ministro disse que a consulta pública sobre a imunização infantil ainda será realizada, mas que a decisão final sobre a autorização da vacinação cabe à pasta. Anunciada para começar nesta quinta, a consulta ainda não foi aberta.