José Ferraz Neto é o novo secretário da Receita Federal.
Substituto de Marcos Cintra: José Ferraz Neto é o novo secretário da Receita Federal.| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Menos de um mês após assumir o cargo de subsecretário-geral da Receita Federal, José de Assis Ferraz Neto assume a cadeira de Marcos Cintra. Ainda que interinamente, ele tem uma ascensão meteórica ao cargo de novo secretário da Receita Federal: Ferraz Neto era auditor fiscal da Delegacia da Receita em Recife, foi nomeado subsecretário do órgão dia 19 de agosto e agora responde diretamente ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em um momento em que o governo Jair Bolsonaro recém revelou planos de implementação da Nova CPMF.

Ferraz Neto também atuou como Chefe da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional dos Guararapes (PE), entre 2008 e 2012. Em 2013, assumiu como Superintendente Adjunto da 4ª Região Fiscal, na capital pernambucana. Além do estado, a 4ª região abrange Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Quando assumiu a subsecretaria da Receita, a decisão teria sido “técnica”. Mas parece ter sido política: a Gazeta do Povo apurou com fontes da Receita na 4ª Região que a Receita local vem sofrendo “pressões”. Ferraz Neto mal teria feito reuniões de início de trabalho e já assume como novo secretário da Receita Federal, o posto do agora ex-chefe Marcos Cintra.