Carnaval em Olinda em fevereiro de 2020.
Recife e Olinda não vão realizar festas de carnaval de rua neste ano. Na imagem: Carnaval em Olinda em fevereiro de 2020.| Foto: Arquimedes Santos/Prefeitura Municipal de Olinda.

A prefeitura do Recife, capital de Pernambuco, anunciou nesta quarta-feira (5) a suspensão da programação do carnaval deste ano, que ocorreria entre os dias 25 e fevereiro e 5 de março. Em nota, a gestão municipal informou que, apesar de uma situação mais confortável em relação à pandemia de Covid-19, com grande parte da população vacinada e quadro estável de infecções, a cidade vive um surto de casos de gripe. Ontem, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também cancelou carnaval de rua na cidade.

A prefeitura de Olinda (PE) suspendeu o tradicional carnaval municipal em 2022. Até o início da pandemia, a folia mobilizava mais de três milhões de pessoas em centenas de blocos. Olinda anunciou programas de apoio a trabalhadores e empreendedores que fazem parte da cadeia produtiva do carnaval. Será fornecido um auxílio-carnaval, de valor ainda não divulgado, para artistas, representantes da cultura popular e ambulantes.

No Recife, o número de casos diários confirmados para Influenza A H3N2 saltou de 8 para 138 registros entre os dias 13 e 29 de dezembro, com picos de até 314 casos em um só dia (27 de dezembro). Até o momento, o município confirmou 2.451 casos de influenza subtipo A (H3N2), dos quais 17 evoluíram para óbito. Todas as mortes foram confirmadas por critério laboratorial. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 13 e 91 anos. Com informações da Agência Brasil.