Integrantes da Rede fecharam apoio ao ex-presidente Lula (PT)
Integrantes da Rede fecharam apoio ao ex-presidente Lula (PT)| Foto: Wesley Oliveira/Gazeta do Povo

O partido Rede Sustentabilidade formalizou nesta quinta-feira (28) o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. A sigla da ex-ministra Marina Silva, no entanto, liberou que lideranças apoiem o também pré-candidato Ciro Gomes (PDT).

A Rede vai fechar uma federação com o PSol, mas pretende incluir no regimento interno da composição uma uma "cláusula de divergência interna". A liberação ocorre por pressão da ex-senadora Heloisa Helena, que será candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro no mesmo palanque que Ciro Gomes.

Além de Heloísa, o evento de formalização do apoio da Rede à candidatura de Lula não contou com a presença de Marina Silva, que também vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. A ex-ministra rompeu com o PT ainda nas eleições de 2014, quando disputou à presidência contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Agora, Marina Silva espera um aceno público de Lula para uma possível composição. O partido de Lula espera atrair o apoio da ex-ministra em São Paulo para fortalecer a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo do estado.

"Eu esperava que a Marina estivesse aqui. Minha relação com a Marina é muito antiga, é muito grande. Eu às vezes não sei porque ela vai contra mim, num momento de raiva. Mas quero dizer pra vocês que aprendi a gostar da Marina quando ela ainda era menina lá no estado do Acre", disse Lula.

Com isso, o senador Randolfe Rodrigues (AP) será a principal liderança do partido na composição com Lula. O parlamentar, inclusive, assumiu o papel de coordenador da campanha petista. Além dele, estiveram presentes no evento os integrantes da bancada da Rede na Câmara, os deputados Túlio Gadelha (PE) e Joenia Wapichana (RR).