Senador Renan Calheiros (MDB-AL) manobra para esvaziar candidatura de Baleia Rossi para a presidência da Câmara.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) deve ser o relator da CPI da Covid.| Foto: Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta sexta-feira (23) que, caso seja confirmado relator da CPI da Covid, não irá relatar ou votar qualquer questão envolvendo o estado de Alagoas. O filho do senador, Renan Filho (MDB), é o governador do estado. Como mostrou o G1, o senador se declarou impedido em uma mensagem no Twitter. Um acordo entre a maioria dos membros titulares da CPI prevê que Calheiros seja escolhido como relator. A primeira sessão, para instalar a CPI, será na próxima terça (27).

“Desde já me declaro parcial para tratar qualquer tema na CPI que envolva Alagoas. Não relatarei ou votarei. Não há sequer indícios quanto ao estado, mas a minha suspeição antecipada é decisão de foro íntimo”, tuitou Renan.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) defende que outro nome seja escolhido para relatar a CPI. Nogueira é integrante titular da CPI e aliado do presidente Jair Bolsonaro. “Em mais de duas décadas no Congresso Nacional, é a primeira vez que eu vejo uma candidatura de um ‘meio’ relator em uma CPI. Se o senador Renan Calheiros se vê impedido – e nisso está correto –, que seja escolhido um relator imparcial para conduzir os trabalhos de uma CPI tão relevante”, afirmou Nogueira, também pelo Twitter.