Requisitos para entrar na OCDE: reunião com secretário-adjunto
Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, participa de reunião com secretário-geral adjunto da OCDE, Ludger Schuknecht. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também se reuniu com Schuknecht e disse que Brasil já cumpriu 82 requisitos para entrar na OCDE.| Foto: Divulgação Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, estiveram nesta quinta-feira (10) com o secretário-geral adjunto da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), Ludger Schuknecht. Apesar da negativa dos Estados Unidos para a entrada do Brasil no "clube dos países ricos", contrariando a promessa do presidente Donald Trump, Onyx diz que “nunca um país esteve tão adiantado para entrar na OCDE” e que já foram cumpridos pelo Brasil 82 requisitos para entrar na OCDE. Contudo, a recusa dos EUA tira do Brasil a possibilidade de obter benefícios indiretos na cena internacional – especialmente na economia.

O ministro da Casa Civil informa que há 253 requisitos exigidos, e - além dos já aprovados - 66 estão em análise. Ou seja, o Brasil ainda precisa cumprir 171 requisitos para entrar na OCDE. “O que a própria OCDE defende é um ritmo gradual para acessão de novos membros (e Argentina e Romênia encaminharam sua entrada antes que o Brasil”, escreveu Onyx no Twitter.