pfizer vacina covid
Com aprovação da FDA, Estados Unidos se tornam o quinto país a permitir o uso da vacina da Pfizer/BioNTech.| Foto: Justin Tallis/AFP

Um encontro virtual nesta terça-feira (12) entre representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a empresa Pfizer terminou sem o pedido de uso emergencial da vacina contra Covid-19, de acordo com agência reguladora. Durante o encontro, os funcionários da Anvisa esclareceram dúvidas e orientaram os representantes da empresa sobre o pedido de uso emergencial.

Até o momento Anvisa recebeu dois pedidos de uso emergencial de vacina contra a Covid-19. No sábado (9), a agência aprovou a triagem inicial dos documentos submetidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para autorização de uso emergencial da vacina de Oxford. No entanto, solicitou mais informações ao Instituto Butantan relacionadas ao imunizante da Coronavac. Os pedidos foram realizados na última semana.

Na segunda (11), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que ouviu do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que a próxima reunião com a farmacêutica Pfizer será gravada "para evitar mal entendido". Em dezembro, Pazuello criticou as exigências para obter a vacina contra a Covid-19 por que o Brasil receberá 500 mil doses do laboratório em janeiro e fevereiro, e 1 milhão em março. Apesar de todas as exigências da empresa, Pazuello deixou claro que o Brasil cogita, sim, assinar o contrato para a compra dos imunizantes da Pfizer.