Ministro Ricardo Salles
Audiência pública sobre Fundo Amazônia com ministro Ricardo Salles termina em baixaria na Câmara.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Uma audiência pública que debatia o Fundo Amazônia, na Câmara, terminou em baixaria e com o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, saindo escoltado por parlamentares. O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) disse: “O ministro é office boy desse modelo de desenvolvimento que quer destruir os recursos naturais”.

Tatto o comparou aos bandeirantes paulistas, que abriram terras nos séculos XVI e XVII: “A ação que o senhor faz é do novo bandeirantismo, que vai cooptar e matar liderança em detrimento da organização daquele povo, em desrespeito à entidade e à associação dele. E se não cooptar, faz como sempre se fez: mata”. Na sequência, o ministro respondeu: “Quem deve saber bem de matar gente é o pessoal que está envolvido no assunto Celso Daniel”, afirmou referindo-se ao assassinato do prefeito do PT de Santo Andre em 2002. Os parlamentares petistas se revoltaram, e o ministro Ricardo Salles foi xingado de "fascista". Na saída, foi acompanhado por parlamentares do governo.