O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.| Foto: Carolina Antunes/PR

O governo do Rio de Janeiro começou no fim da madrugada desta quarta-feira (19) a retomada do território da comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), os policiais também estão atuando em comunidades próximas, como a de Manguinhos, Bandeira II e Conjunto Morar Carioca. A operação marca o início do projeto Cidade Integrada.

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) também atua na ocupação para cumprir 42 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão de adolescentes. A ação conta com 1.200 policiais, sendo 400 civis e 800 militares. No dia 6 de maio de 2021, a Operação Exceptis, realizada pela Polícia Civil no Jacarezinho, resultou na morte de 28 pessoas, entre elas, o policial civil André Farias. A operação foi considerada a mais letal feita no Rio.

O governador Cláudio Castro informou que vai apresentar, no sábado (22), as medidas que vão integrar o projeto Cidade Integrada em duas comunidades. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que apoia a iniciativa e que o município vai trabalhar junto com o estado pelo bem da população.

O projeto de instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), implantado pelo governo Sérgio Cabral em 2008, também previa as ocupações de territórios acompanhadas de ações sociais para as comunidades, o que acabou não ocorrendo como o planejado e passou a ser apenas relacionado à área de segurança, com a presença dos PMs nas localidades. Com informações da Agência Brasil.