A health worker checks a screen at the COVID-19 area of the 32nd Zone General Hospital of the Mexican Social Security Institute (IMSS) in Mexico City, on July 20, 2020, amid the new coronavirus pandemic. (Photo by PEDRO PARDO / AFP)
UTI com paciente de Covid-19.| Foto: Pedro Pardo/AFP

O Rio Grande do Sul ultrapassou 100% de ocupação nos leitos de UTI adulto nesta terça-feira (2). Já são 2.824 pacientes internados em 2.818 leitos, incluindo hospitais públicos e privados. O estado vive o pior momento da pandemia, com todas as regiões em bandeira preta. No Twitter, o governador Eduardo Leite (PSDB) falou que o estado abriu 1,1 mil leitos de UTI durante a pandemia. O total passou de 933 para 2.121.

Desde o último sábado, o Rio Grande do Sul inteiro está em bandeira preta no plano de distanciamento controlado. A classificação prevê o fechamento do comércio não essencial, a proibição de permanecer nas orlas das praias, a suspensão das aulas presenciais e outras medidas restritivas.

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, anunciou que vai instalar um contêiner refrigerado anexo ao hospital para aumentar a capacidade do necrotério, que atualmente comporta até três corpos. Em nota, o hospital disse que ele só será usado em caso de necessidade, "considerando a possibilidade de atrasos na retirada dos óbitos por parte das funerárias." A instituição está com taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 100% e não aceita mais transferências de pacientes de outros hospitais.