O governador de Minas Gerias, Romeu Zema.
O governador de Minas Gerias, Romeu Zema.| Foto: Dirceu Aurélio/Sejusp

Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisa com eleitores de Minas Gerais mostra que os mineiros aprovam a atual gestão do governador Romeu Zema (Novo) e ele seria reeleito em todos os cenários nas eleições de 2022. Segundo o levantamento, feito com resposta estimulada, ou seja, com as opções para o entrevistado escolher, Romeu Zema aparece com ampla vantagem de 43,8%, seguido por Kalil (23,5%); André Janones (5,5%); Rodrigo Pacheco (4,4%); Patrus Ananias (2,6%); Áurea Carolina (2,5%); Marcelo Álvaro Antônio (1%); Paulo Abi-Ackel (1%) e por último Agostinho Patrus (0,6%). 9,2% dos entrevistados não votariam em nenhum/nulo/branco e 6,0% não souberam ou não quiseram responder. Em um cenário sem o atual prefeito de BH – Kalil – na disputa, a vantagem de Zema sobe para 49,4% das intenções de voto, seguido por Carlos Viana (7,5%); André Janones (5,7%); Rodrigo Pacheco (5,4%); Patrus Ananias (4,0%); Áurea Carolina (3,9%); Agostinho Patrus (1,2%); Paulo Abi-Ackel (1,2%) e Marcelo Álvaro Antônio (1,2%).

Mineiros aprovam administração de Zema

Quando questionados se aprovam ou não a administração do governador Romeu Zema (Novo), a maioria dos entrevistados de Minas Gerais disse concordar com a atual gestão. Segundo o levantamento, 69,4% dos entrevistados aprovam a atual administração. Outros 25,8% desaprovam e 4,8% dos ouvidos não souberam ou não opinaram. Perguntados sobre como está sendo a atual administração, 50,8% dos entrevistados acham está ótima ou boa; 30,4% regular e 17% ruim ou péssima. 1,8% não souberam responder ou não opinaram.

Metodologia

A pesquisa ouviu 1638 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com eleitores com 16 anos ou mais em 86 municípios durante os dias 18 a 22 de fevereiro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas. Tal amostra representativa do Estado de Minas Gerais atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.