A ministra do STF, Rosa Weber.
A ministra do STF, Rosa Weber.| Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, encaminhou nesta quinta-feira (1º) à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro e o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias. O envio da ação para a PGR é praxe na tramitação, está previsto nas regras internas do STF. A informação foi divulgada pelo portal G1.

A notícia-crime foi protocolada pela deputada Natália Bonavides (PT-RN) e se refere a suposto pedido de propina em uma negociação entre o Ministério da Saúde e a empresa Davati. O pedido aponta um possível crime de prevaricação por parte de Bolsonaro e pede que seja apurado se Dias cometeu os delitos de associação criminosa, corrupção passiva e advocacia administrativa.

Na última terça (29), o representante comercial Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se diz ser vinculado à empresa Davati Medical Supply, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo ter participado de uma reunião com Dias, na qual recebeu um suposto pedido de propina para que pudesse negociar vacinas com o Ministério da Saúde.