Helicóptero da Força Aérea Brasileira
Manoel Silva Rodrigues é alvo de inquérito policial militar na Força Aérea Brasileira.| Foto: Isac Nobrega/PR

Um grupo de investigadores militares brasileiros interrogou, no sábado (12), o sargento Manoel Silva Rodrigues, preso em flagrante na Espanha com 37 quilos de cocaína, em junho deste ano. Alvo de um inquérito policial militar no Brasil, ele está preso em Sevilha e aguarda julgamento por tráfico internacional de drogas. A Promotoria local pediu a condenação dele a 8 anos de prisão e ao pagamento de multa de 4 milhões de euros (R$ 18,2 milhões).

Os investigadores tentaram saber se Rodrigues agiu sozinho ou se há outros militares envolvidos – a Polícia Federal suspeita que o sargento agiu como “mula” de um oficial de alta patente. Mas, segundo o jornal espanhol Diario de Sevilha, Rodrigues preferiu ficar em silêncio. Disse apenas que sua esposa e o soldado que trabalhava com ele não têm qualquer envolvimento no crime.

O caso causou constrangimento ao governo brasileiro porque o avião em que o sargento estava com a cocaína integrava a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que seguia para o encontro do G-20, no Japão.