sargento
Sargento Manoel Silva Rodrigues cumpre pena de prisão na Espanha pelo crime de tráfico internacional de drogas.| Foto: Reprodução

O sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 quilos de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2019, foi condenado a 14 anos e seis meses de prisão por tráfico internacional de drogas. Ele foi julgado pela Justiça Militar nesta terça-feira (15). A condenação foi unânime pelos cinco integrantes do Conselho Permanente de Justiça. A defesa ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal Militar (STM).

Rodrigues foi detido no aeroporto de Sevilha, na Espanha, onde a aeronave que dava apoio à comitiva do presidente Jair Bolsonaro fazia escala antes de seguir para um encontro do G-20 no Japão. Rodrigues está preso desde então na Espanha, onde foi condenado a seis anos de prisão em fevereiro de 2020, além do pagamento de multa.

O militar participou do julgamento no Brasil por videoconferência. A defesa de Rodrigues queria que ele fosse julgado com base no Código Penal Militar, que estabelece pena de no máximo cinco anos de prisão para tráfico de drogas, tese que acabou rejeitada. Os advogados do militar defenderam também que, se condenado, o tempo de prisão cumprido na Espanha fosse descontado quando ocorresse sua transferência para o Brasil, pedido que foi acatado. A defesa ainda poderá recorrer da condenação no STM. Rodrigues pode ser expulso da FAB em caso de condenação definitiva.