sargento
Sargento Manoel Silva Rodrigues cumpre pena de prisão na Espanha pelo crime de tráfico internacional de drogas| Foto: Reprodução

O sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 quilos de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), será julgado pela Justiça Militar, nesta terça-feira (15), por tráfico de drogas. Rodrigues foi detido em junho de 2019 no aeroporto de Sevilha, na Espanha, onde a aeronave que dava apoio à comitiva do presidente Jair Bolsonaro fazia escala antes de seguir para um encontro do G-20 no Japão. Rodrigues está preso desde então na Espanha, tendo sido condenado a seis anos de prisão em fevereiro de 2020.

O militar participará do julgamento no Brasil por videoconferência. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a defesa dele pedirá que, em caso de condenação, o tempo cumprido na Espanha seja abatido da pena que receber aqui. Outro pedido é que seja julgado com base no Código Penal Militar, que estabelece pena de no máximo cinco anos de prisão para tráfico de drogas. Se condenado, ele ainda poderá recorrer no Superior Tribunal Militar. Rodrigues pode ser expulso da FAB em caso de condenação definitiva no STM.