Segundo informações do próprio governo amazonense, a medida foi tomada com base na escassez de oxigênio para suprir a demanda gerada com o aumento de hospitalizações no Estado.
Segundo informações do próprio governo amazonense, a medida foi tomada com base na escassez de oxigênio para suprir a demanda gerada com o aumento de hospitalizações no Estado.| Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação

O governo do Amazonas começou a transferir pacientes internados em tratamento da Covid-19 para outros cinco estados do País, com o apoio do governo federal. O transporte aéreo começou nesta quinta-feira (14). Em um primeiro momento, 235 pessoas, cujo quadro clínico é considerado moderado, foram transferidas para hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal, além de mais 100 para a rede estadual de saúde de Goiás. Segundo informações do próprio governo amazonense, a medida foi tomada com base na escassez de oxigênio para suprir a demanda gerada com o aumento de hospitalizações decorrentes da pandemia na rede pública estadual de saúde. “Estamos no momento mais crítico da pandemia. Algo sem precedentes no estado do Amazonas, em que enfrentamos muitas dificuldades em conseguir insumos. A principal dificuldade atualmente tem sido a aquisição de oxigênio”, destacou o governador Wilson Lima, durante pronunciamento. Mais cedo, profissionais de saúde de um hospital de Manaus relataram que pacientes morreram asfixiados pela falta do insumo.