Idosos com 68 anos completos ou mais que tomaram a segunda dose até 3 de maio poderão receber a dose de reforço na próxima quarta-feira (3).
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que irá aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos no Brasil.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que irá aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em toda a população acima de 18 anos no Brasil. Esse público poderá tomar a nova dose do imunizante cinco meses após a aplicação da segunda. Antes, a dose de reforço estava prevista apenas para maiores de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde e o intervalo de aplicação era de seis meses. A revacinação de toda a população já era prevista pelo Ministério da Saúde para 2022. Com o anúncio de hoje, a pasta adianta essa imunização.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, as mudanças ocorreram após o resultado de estudos de efetividade. “Tínhamos autorizado a aplicação dessa dose de reforço em todos aqueles que tinham tomado a segunda dose há mais de seis meses e que tivessem 60 anos ou mais. Agora, graças às informações que temos pelos estudos de científicos e de efetividade, decidimos ampliar essa dose adicional, de reforço, para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado essa segunda dose há mais de cinco meses”, afirmou o ministro.

Queiroga afirmou ainda que o objetivo dessa redução de faixa etária e intervalo é evitar uma nova onda da pandemia, como tem ocorrido em alguns países da Europa e Ásia. “Temos doses de vacina suficientes para garantir que essas vacinas cheguem tempestivamente em todas as 38 mil unidades básicas de saúde do Brasil. Já distribuímos mais de 350 milhões de doses de vacina. Vamos ampliar ainda mais o acesso e convencer as pessoas a procurarem as unidades básica de saúde”, disse o ministro.

Segundo ele, não haverá um calendário para aplicação da nova dose e todos as pessoas acima de 18 anos que já tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses podem procurar as unidades de saúde para a dose de reforço. “Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, enfatizou o ministro.

O ministério da Saúde indica que aproximadamente 100 milhões de pessoas acima de 18 anos estão aptas a tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos próximos meses, sendo 12,4 milhões em novembro, 2,9 milhões no mês de dezembro, 12,4 milhões em janeiro, 21,8 milhões em fevereiro, 29,6 milhões, 19,6 milhões em abril e 4,3 milhões em maio. Segundo a pasta, 10.751.598 pessoas já receberam a dose de reforço até o momento.

A pasta deve definir ainda quais serão as vacinas utilizadas para as doses de reforço, mas deve priorizar os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca, que já possuem o registro definitivo para uso no país, além da Janssen.