Ministério da Saúde
A medida, segundo a Saúde, tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (23) que estabeleceu uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida, segundo a pasta, tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença. Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país.

O governo encaminhou aos estados o Comunicado de Risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença. A vigilância de doenças com potencial para emergência em saúde pública é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), que atua de forma permanente, detectando informações 24 horas por dia. A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.