Vacina Coronavac contra a Covid-19.
Vacina Coronavac contra a Covid-19.| Foto: Gilson Abreu / AEN

O Ministério da Saúde passou nova orientação nesta quarta-feira (24) para que metade do novo lote de doses da vacina Coronavac seja reservado para garantir a aplicação da segunda dose do imunizante. Na última sexta (19), o ministro Eduardo Pazuello disse a prefeitos que não seria mais necessário reter vacinas, pois o fluxo de entrega de novos lotes permitiria repor estoques a tempo de completar a imunização.

O intervalo recomendado para a aplicação das doses da vacina feita pela farmacêutica chinesa Sinovac é de 21 dias. Prefeitos e governadores vinham cobrando que o Ministério da Saúde confirmasse a orientação de Pazuello em uma nota técnica, mas a pasta manteve as recomendações anteriores.

"Tendo em vista o intervalo entre a D1 e D2 (2 à 4 semanas), e considerando que ainda não há um fluxo de produção regular da vacina, orienta-se que a D2 seja reservada para garantir que o esquema vacinal seja completado dentro desse período, evitando prejuízo nas ações de vacinação", diz informe técnico da pasta.

A recomendação da Saúde se aplica a 1,2 milhão de doses da Coronavac que serão distribuídas entre o fim deste mês e começo de março. Além disso, 2 milhões de doses da vacina Coronavac, distribuída pelo Instituto Butantan, também serão enviadas aos estados. Veja a quantidade por cada região.