O procurador-geral da República, Augusto Aras
Como se trata de um convite, Augusto Aras não é obrigado a comparecer ao Senado.| Foto: Divulgação/PGR

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta terça-feira (23) um requerimento para o procurador-geral da República, Augusto Aras, esclarecer como está o andamento das providências recomendadas no relatório final da CPI da Covid. O pedido é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

"Encontra-se sob a mesa de sua excelência a sugestão de indiciamento de pelo menos oito pessoas com foro privilegiado, entre eles o presidente da República. O que nós gostaríamos de saber do senhor procurador-geral da República é o seguinte: se dará encaminhamento às investigações, instaurará um inquérito que seja, pelo menos um inquérito que seja, no Supremo Tribunal Federal, já moverá a ação penal em relação ao presidente da República. Investigação preliminar me parece claramente uma ação protelatória", afirmou Randolfe.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que recebeu os documentos sigilosos da CPI da Covid no dia 9 de novembro e só a partir dessa data iniciou a análise completa do material. Várias notícias-crime presentes no relatório já foram descartados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em apurações preliminares feitas pelo órgão em resposta a investigações pedidas ao Supremo Tribunal Federal (STF).