Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa sobre a reforma da Previdência.
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa sobre a reforma da Previdência.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou o destaque do Cidadania que mantém o atual limite de renda para ter direito a receber o abono salarial. Atualmente, esse limite é de dois salários mínimos. Como o governo não conseguiu 49 votos para derrubar o destaque (só teve 42), o destaque acabou sendo aprovado e o atual limite será mantido. Com isso, a economia com a reforma será reduzida em cerca de R$ 70 bilhões, segundo a IFI. É uma grande derrota para o governo. A sessão teve que ser encerrada após esse revés.

O texto da reforma vindo da Câmara estabelecia um novo limite para ter direito ao abono salarial: receber até R$ 1.364,43 por mês. A intenção do governo era que o teto fosse ainda menor – um salário mínimo. Mas, com o destaque aprovado pelo Senado, continua a regra atual: dois salários mínimos.

Foi o terceiro destaque ao texto-base da reforma da Previdência votado na noite desta terça-feira (1º) pelo plenário do Senado. Ainda falta votar seis, já que um destaque foi retirado. A votação continua nesta quarta-feira (2).