guedes - offshore
O ministros da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Otto Alencar (PSD-BA), afirmou nesta segunda-feira (1º) que irá apresentar um requerimento de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna. Os dois deverão explicar a política de preços e algumas declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a estatal. A informação foi divulgada pelo portal O Antagonista.

Mais cedo, Bolsonaro afirmou que soube "extraoficialmente" de um novo aumento dos combustíveis que está sendo planejado pela Petrobras em 20 dias. A comissão pretende esclarecer se as declarações do presidente são uma tentativa do governo para depreciar o valor da companhia.

Após a fala de Bolsonaro, a estatal enviou um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para reforçar que não antecipa decisões sobre reajustes de preços dos combustíveis. A CAE deve votar os requerimentos para as convocações de Guedes e Silva e Luna na próxima sessão marcada para o dia 9 de novembro.