Senador Chico Rodrigues (DEM) foi alvo de operação contra desvios de recursos na saúde em Roraima.
Senador Chico Rodrigues (DEM) foi alvo de operação contra desvios de recursos na saúde em Roraima.| Foto: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Chico Rodrigues escreveu no pedido de afastamento do cargo por 90 dias entregue nesta terça-feira (20) que tomou a "decisão mais irracional da vida" ao guardar R$ 30 mil em dinheiro na cueca durante operação da Polícia Federal. "Em um ato impulsivo, acordado pela Polícia, de pijama, assustado com a presença de estranhos em meu quarto, tive a infelicidade de tomar a decisão mais irracional de toda a minha vida", escreveu, de acordo com o blog de Bega Megale, do O Globo. O pedido apresentado pelo parlamentar é irrevogável, irretratável e sem recebimentos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quarta-feira (21) a análise no plenário do afastamento do senador alvo da operação da Polícia Federal determinado pelo ministro Luis Roberto Barroso. No entanto, com o afastamento voluntário, a decisão não deve permanecer na pauta.

O presidente do Conselho de Ética do Senado sugeriu na última segunda (19) que Chico Rodrigues se afastasse do cargo para "esclarecer a verdade". Em carta enviada a senadores, o parlamentar classificou como "ato de impulso" a ação de guardar dinheiro ao ser abordado pela PF.