O senador Chico Rodrigues, em sessão de setembro de 2020
O senador Chico Rodrigues, em sessão de setembro de 2020| Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) reassumiu seu mandato no Congresso nesta quinta-feira (18). Ele estava afastado do Senado desde outubro do ano passado, após ser alvo de uma operação policial que apurou desvios de recursos de emendas destinadas ao combate à pandemia de coronavírus. Na ocasião, Rodrigues escondeu dinheiro em sua cueca.

Rodrigues divulgou uma carta aos demais senadores em que diz não ter cometido nenhum ato ilícito. O parlamentar alega que não há como se falar em desvios de verbas sendo que os recursos ainda não haviam sido gastos pelo poder público. No texto, Rodrigues diz ter recorrido a "medicamentos psiquiátricos" para lidar com a pressão pelo episódio, e chamou as acusações de "brutais e kafkianas". O senador cita ainda que a "humilhação" por que passou serviu para que ele "pudesse me aproximar também mais dos sofrimentos alheios".

Rodrigues pôde retomar seu mandato após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, na quarta-feira (17), por não prorrogar seu afastamento. Ele ainda responde a processos no Conselho de Ética do Senado.