Nova urna eletrônica
As senadoras Kátia Abreu (PP-TO) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) foram indicadas por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para integrar a Comissão de Transparência nas Eleições (CTE).| Foto: Abdias Pinheiro/TSE

As senadoras Kátia Abreu (PP-TO) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) foram indicadas pelo Senado para integrar a Comissão de Transparência nas Eleições (CTE), colegiado criado no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta quarta-feira (16).

"Com a certeza do trabalho que desempenharão e para valorizar ainda mais a representatividade feminina, indiquei as senadoras Eliziane Gama e Kátia Abreu como representantes do Congresso e do Senado nas vagas destinadas a este parlamento na Comissão de Transparência das Eleições", informou o parlamentar pelas redes sociais. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) também deverá indicar um deputado federal para integrar o grupo.

A portaria que criou a comissão diz que ela poderá examinar o plano de ação do TSE para dar mais transparência às eleições, opinar sobre seu conteúdo e recomendar ações adicionais. Também poderá acompanhar o desenvolvimento do sistema de votação e seus mecanismos de auditoria, ainda com a possibilidade de sugerir melhorias. Nenhum dos integrantes será pago para realizar o trabalho, mas terão despesas com deslocamento custeadas pelo tribunal.