O ex-presidente Lula
Propina a Lula teria sido disfarçada na forma de um terreno para o instituto e um apartamento em São Bernardo, segundo o Ministério Público.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O terceiro processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato em Curitiba está pronto para sentença. Trata-se do processo em que o ex-presidente e outros oito réus respondem pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na compra de dois imóveis. Um deles é o terreno para construção de uma nova sede para o Instituto Lula, pela Odebrecht. O outro é um apartamento em São Bernardo, onde o ex-presidente morava. O Ministério Público acusa Lula de ter fingido pagar aluguel no imóvel para esconder a real propriedade do apartamento. Os autos estão prontos para a sentença do juiz Luiz Antônio Bonat, titular da 13.ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, desde as 15h05 desta segunda-feira (22).

Lula já foi condenado duas vezes na Lava Jato em Curitiba. A primeira sentença, no caso do tríplex no Guarujá, já foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reduziu a pena para 8 anos e 10 meses. O ex-presidente está preso, cumprindo esta pena, desde abril do ano passado. A segunda sentença, no caso do sítio em Atibaia, foi fixada em 12 anos e 11 meses, e aguarda confirmação em segunda instância.