moro - união brasil - podemos
Moro afirmou que Kim Kataguiri tem um histórico como parlamentar que não pode ser apagado em razão de um erro brutal.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, classificou nesta sexta-feira (11) as falas do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) sobre o nazismo como um “erro brutal”, mas disse acreditar que a opinião do parlamentar não reflete realmente o que ele pensa, afirmando que o episódio se tratou de uma “gafe verbal”. A declaração aconteceu durante entrevista para uma emissora de TV do Piauí.

“Ele já pediu desculpas. Eu acho que ele se equivocou profundamente em relação a essa fala e ele já pediu as escusas. Pediu as desculpas a todas as pessoas, como tem que ser. Tem que realmente pedir desculpas nesse caso. Agora, ele tem um histórico como parlamentar. Não vamos apagar esse histórico porque ele cometeu esse erro brutal. Mas não reflete o que ele pensa, foi uma gafe verbal", disse o ex-juiz.

O procurador-geral Augusto Aras determinou a abertura de uma investigação sobre o suposto crime de apologia ao nazismo que teria sido praticado pelo parlamentar.