Arrecadação federal
A categoria marcou uma assembleia para esta quinta-feira (23). Sindicato prevê paralisação total das atividades dos auditores da Receita.| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco) informou nesta quarta-feira (22) que pelo menos 500 funcionários da Receita Federal entregaram seus cargos comissionados de chefia em protesto pela aprovação do Orçamento de 2022. O texto aprovado nesta terça (21) pelo Congresso prevê cortes na verba destinada ao órgão e reajuste salarial apenas a policiais federais. O aumento vai custar R$ 1,7 bilhão. A informação foi divulgada pelo Estadão.

A entrega de cargos de chefia em comissão não significa um pedido de demissão, pois eles continuam exercendo suas funções como servidores concursados. No entanto, sem funcionários na chefia, as atividades da Receita ficam comprometidas. A categoria marcou uma assembleia para esta quinta-feira (23). O sindicato afirmou que além da entrega de cargos, o indicativo é de paralisação total das atividades.

O presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, espera que o governo atenda as demanda dos auditores ainda neste ano. "O governo terá de indicar como pretende recompor o orçamento da Receita, precisamos desse compromisso. Há centenas de órgãos que gastam e quem tem o orçamento cortado é o órgão que arrecada", disse. De acordo com Cabral, o maior impacto da paralisação deverá ocorrer nas aduanas, mas não haverá mudança nas rotinas nos aeroportos.

Todos os delegados em 10 regiões fiscais do país entregaram os cargos, nos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.