aposentados e pensionistas
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) aprovou nesta quarta-feira (29) um calendário de mobilizações para janeiro e fevereiro do próximo ano.| Foto: Ana Volpe/Agência Senado

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) aprovou nesta quarta-feira (29) um calendário de mobilizações para janeiro e fevereiro do próximo ano. A organização é composta por 37 entidades associativas e sindicais que representam aproximadamente 200 mil servidores públicos.

Segundo comunicado publicado pelo grupo, as duas primeiras semanas de janeiro devem ser marcadas por mobilizações junto a órgãos públicos e manifestações do funcionalismo nos dias 18, 25 e 26 de janeiro. Já na primeira semana de fevereiro, devem ser realizadas assembleias gerais para discussões sobre uma greve geral da categoria.

“Diante da ausência de política remuneratória do governo federal, no momento em que a maioria dos servidores federais está com remuneração congelada desde 2017, acumulando, desde então, perdas inflacionárias medidas pelo IPCA de 27,2%, perdas essas que chegarão a 26,3% (IPCA acumulado + projeção Focus/Banco Central), somente no governo Bolsonaro (2019-2022), o único a não conceder reajuste geral ao funcionalismo federal nos últimos 20 anos, aprova calendário de mobilização”, diz comunicado da entidade.