A senadora Simone Tebet (MDB-MS)
A senadora Simone Tebet (MDB-MS).| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) afirmou que a CPI da Covid conseguiu elementos suficientes para embasar um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Segundo a senadora, mesmo que o processo de impedimento não tenha ainda os 342 votos necessários na Câmara, a situação pode mudar nas próximas semanas. As declarações de Tebet foram concedidas em entrevista ao jornal Estadão.

“É preciso aguardar o término desse período normal da CPI, que termina em trinta dias. Nós teremos, a partir daí, provavelmente, novos elementos que possam reforçar a perda da base parlamentar do presidente da República”, afirmou. Para a senadora, houve prevaricação no caso da negociação da vacina indiana Covaxin. “Agora, quem prevaricou? A pergunta que se faz é: quem é que vai assumir essa responsabilidade em nome do presidente da República?”, disse.

A senadora afirma que a CPI já deu resultado, mesmo na primeira fase. “Está comprovado a omissão dolosa – não é só culposa, é dolosa do governo federal no atraso das compras de vacinas. Com base em uma tese focada em imunidade de rebanho por contaminação, houve toda uma situação de atrasar a compra de vacinas, de não fazer campanhas publicitárias, de não estimular o distanciamento social, o uso de máscaras e tudo mais… Isso é crime”, ressaltou Simone Tebet.