eduardo girão
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE).| Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) se manifestou sobre as intimidações da milícia digital Sleeping Giants à Gazeta do Povo. Em nota, ele afirma que os ataques do grupo ao jornal "representam um exemplo claro de extrapolação" dos limites que a lei impõe à liberdade de expressão. "Protegidos pelo anonimato, praticam abusos com o objetivo de destruírem um jornal com grande tradição e reputação, ferindo de morte o direito de imprensa, vital para a democracia", diz o senador. Girão diz ainda que o Marco Civil da Internet representa um avanço da sociedade brasileira ao "obrigar as redes sociais a derrubarem o anonimato na medida em que crimes estão sendo praticados". Confira a nota na íntegra:

Numa sociedade civilizada, é fundamental a garantia da liberdade de expressão ao mesmo tempo em que devem ser devidamente regulados os seus limites em obediência às leis, pois nenhum direito é absoluto. Os ataques desferidos pelo grupo anônimo Sleeping Giants Brasil ao centenário jornal Gazeta do Povo representam um claro exemplo de extrapolação desses limites. Protegidos pelo anonimato, praticam abusos com o objetivo de destruírem um jornal com grande tradição e reputação, ferindo de morte o direito de imprensa, vital para a democracia.

O Marco Civil aprovado pelo Congresso Nacional em 2014 avançou nesse aspecto, ao obrigar as redes sociais a derrubarem o anonimato na medida em que crimes estão sendo praticados. Evelyn Hall, ao escrever a biografia do grande iluminista Voltaire, assim resumiu seu pensamento sobre a liberdade de expressão: 'Posso discordar do que você diz. Mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo'.