Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as decisões do juiz Marcelo Bretas na Operação E$quema S.
Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as decisões do juiz Marcelo Bretas na Operação E$quema S.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as decisões do juiz Marcelo Bretas na Operação E$quema S, ação deflagrada no ano passado, no âmbito da Lava Jato do Rio de Janeiro, que investiga 27 advogados suspeitos de receber cerca de R$ 151 milhões em valores que teriam sido desviados da Fecomércio. Em agosto, o STF já havia anulado a operação.

Dentre o grupo estão os advogados Cristiano Zanin, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e Frederick Wassef, que advoga para a família do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o STF, a 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro não tinha competência para julgar o processo. Foram invalidadas todas as ações de busca e apreensão realizadas por ordem de Bretas na operação. Com a decisão, a Polícia Federal terá que devolver todo o material apreendido. O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, aponta que operação teve uma ampliação de suas ações para a obtenção de novas provas que fundamentariam outras ações.