Senador completou 70 anos em 12 de agosto e tempo para que ato seja punido caiu pela metade.
Senador completou 70 anos em 12 de agosto e tempo para que ato seja punido caiu pela metade.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Luiz Fux determinaram o arquivamento de uma denúncia por peculato e de uma investigação com base na delação da Odebrecht contra o senador e ex-presidente da República Fernando Collor (Pros). Eles acolheram um pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que ofereceu denúncia em maio. O parlamentar licenciado foi acusado de atuar para que a BR Distribuidora firmasse contratos com a empresa Laginha Agro Industrial, de propriedade do também alagoano João Lyra, com quem, segundo a acusação, Collor mantém relações políticas, de amizade e familiares.

Raquel reconheceu a prescrição do caso, em razão do aniversário de 70 anos de Fernando Collor, que reduz o prazo prescricional pela metade. "Considerando que o último ato criminoso imputado ao investigado ocorreu em outubro de 2010, e que a redução pela metade do prazo prescricional fixa-o em oito anos, houve a extinção da pretensão punitiva estatal em outubro de 2018". O pedido foi acolhido por Fachin. O outro inquérito era referente a supostos repasses da Odebrecht ao senador em 2010, que foram delatados por executivos da empreiteira. Nesta investigação, a procuradora-geral contrariou o posicionamento da PF, que concluiu haver "indícios suficientes" de materialidade e autoria de que Collor praticou o "núcleo 'solicitar'" do crime de corrupção passiva. O pedido foi acolhido pelo ministro Luiz Fux, relator do caso.