Ricardo Lewandowki, ministro do STF, decidiu que os partidos terão que repartir dinheiro e tempo de TV entre negros e brancos já nestas eleições. - vacinação obrigatória - Covid-19
A decisão de Lewandowski sobre a Copa América no Brasil veio acompanhada de algumas ressalvas elencadas pelo ministro.| Foto: STF

O ministro Ricardo Lewandowski seguiu a relatora e também rejeitou as ações movidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra a realização da Copa América no Brasil. A decisão, entretanto, veio acompanhada de algumas ressalvas elencadas pelo ministro.

Em seu voto sobre a ação movida pela CNTM, Lewandowski alegou “ausência de pertinência temática entre o objeto do pedido e os fins institucionais da entidade requerente” e aplicou a esse processo o mesmo entendimento de sua decisão na ação da qual é relator - no pedido feito pelo PT – onde exigiu que o governo federal apresente ao Tribunal, em um prazo máximo de 24 horas antes do início dos jogos, um plano compreensivo e circunstanciado sobre as estratégias e ações que está colocando em prática, ou pretende desenvolver, para a realização segura da competição em território nacional.

Até o momento são 3 votos contrários a essas duas ações e nenhum favorável. No outro pedido, feito pelo PT, apenas Lewandowski - relator do processo - se manifestou contrário ao pedido da legenda.