stf
Fachada da sede do Supremo Tribunal Federal.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou em nota oficial nesta sexta-feira (9) afirmando que ministros tomam decisões "conforme a Constituição e as leis". A manifestação da Corte ocorre após críticas do presidente Jair Bolsonaro ao ministro Luís Roberto Barroso que decidiu, em decisão individual, determinar a abertura da CPI da Covid-19 no Senado para apurar supostas omissões do governo federal no combate à pandemia.

"O Supremo Tribunal Federal reitera que os ministros que compõem a Corte tomam decisões conforme a Constituição e as leis e que, dentro do Estado democrático de direito, questionamentos a elas devem ser feitos nas vias recursais próprias, contribuindo para que o espírito republicano prevaleça em nosso país", diz o STF.

Nesta sexta (9), o presidente Jair Bolsonaro acusou o ministro Barroso de fazer "politicalha" junto ao Senado ao determinar a instalação da CPI da Covid-19. "Use a sua caneta para boas ações em defesa da vida e do povo brasileiro e não para fazer 'politicalha' dentro do Senado. Se tiver moral, se tiver moral, um pingo de moral, Luis Roberto Barroso, mande abrir processo de impeachment contra alguns dos seus companheiros do Supremo Tribunal Federal."