Ministra do STF, Cármen Lúcia, é relatora das ações que contestam a realização da Copa América no Brasil.
A ministra Cármen Lúcia é a relatora das ações contra a Copa América apresentadas pela CNTM e pelo PSB.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou na madrugada desta quinta-feira (10) o julgamento das ações que pedem a suspensão da Copa América no Brasil. A permanência da competição no País é contestada em três pedidos distintos impetrados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido dos Trabalhadores (PT). A ministra Cármen Lúcia é a relatora das ações apresentadas pela CNTM e pelo PSB. O terceiro pedido, do PT, é relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A primeira a votar foi justamente a ministra Cármen Lúcia. Em sua decisão, ela rejeitou as duas ações que contestam a realização do torneio em território nacional, porém, condicionou sua realização ao cumprimento das medidas sanitárias vigentes atualmente no País. “Há de se relevar que o cumprimento de protocolos sanitários nacionais, estaduais e municipais terá de ser cumprido com o mesmo e até maior rigor, inclusive pelos particulares, times, equipes e agentes vinculados pela realização de jogos, pela adoção de providências em todo e em qualquer caso, por ser matéria de direito, de acatamento obrigatório.”