deputada gleisi hoffmann na vigilia lula livre
A deputada petista Gleisi Hoffmann em frente à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba| Foto: Ricardo Stuckert.

Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgar uma carta aberta em que reafirmou que não aceitaria progressão de pena, a deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse que há um "clima favorável" no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a condenação no caso do triplex. "O Supremo [Tribunal Federal] está retomando as regras da legalidade e nós esperamos que seja feita Justiça", afirmou a petista nesta segunda-feira (30), ao deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Ela e o ex-candidato à Presidência, Fernando Haddad, estiveram reunidos com Lula, nesta tarde.

A alta corte vai julgar um habeas corpus em que a defesa de Lula questiona a suspeição do então juiz Sergio Moro, após a divulgação de conversas entre integrantes da Lava Jato. O julgamento já começou, mas o ministro Gilmar Mendes pediu vista e por enquanto está suspenso. Haddad reforçou que o processo de Lula foi "viciado na origem" e "que a suspeição precisa ser considerada definitivamente e essa sentença anulada". Haddad e Gleisi afirmaram que o PT acompanha a decisão de Lula de não aceitar a eventual progressão de pena.