fux - stf - arthur - lira - renan - calheiros - eleição - indireta - alagoas
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, suspendeu decisão judicial que havia autorizado eleição indireta em Alagoas| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, suspendeu uma decisão judicial do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) que havia autorizado a eleição indireta no estado. A medida atende a um pedido feito pelo diretório estadual do PSB. No estado, o partido é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Fux considerou o "risco de perecimento do direito" até que o relator sorteado de outra ação apresentada simultaneamente pelo PP, ministro Gilmar Mendes, analise o caso. A eleição indireta para governador e vice, com votação dos deputados estaduais, estava prevista para esta segunda-feira (2), às 10h.

A eleição indireta havia sido suspensa por decisão da primeira instância do TJ-AL, mas foi derrubada por determinação do desembargador José Carlos Malta Marques. Agora, com a decisão de Fux, volta a ficar suspensa. O pleito coloca em disputa Lira e o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A eleição indireta estava marcada devido à renúncia do então governador, Renan Filho (MDB), que se desincompatibilizou para disputar uma vaga ao Senado. O estado não tinha um vice-governador, uma vez que o vice, Luciano Barbosa (MDB), foi eleito prefeito de Arapiraca (AL), em 2020.

Pela linha sucessória, o governo estadual deveria ser assumido pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Victor (MDB). Contudo, ele renunciou ao cargo para disputar a reeleição. Caso assumisse, ficaria impedido de concorrer novamente ao legislativo. Atualmente, o governo é chefiado pelo presidente do TJ-AL, Klever Loureiro.