Os senadores aprovaram o projeto que suspende a realização de prova de vida do INSS até o fim do ano.
Ministro afirmou que o intervalo de tempo desde a comunicação da greve por parte dos servidores foi pequeno para que houvesse uma negociação eficaz com a administração pública.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a paralisação dos peritos médicos do INSS marcada para acontecer nesta semana. Na decisão, o ministro Mauro Campbell Marques concedeu liminar para encerrar o movimento e se dispôs a mediar o conflito entre o governo federal e a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), entidade organizadora protesto. Segundo Marques, a decisão de caráter cautelar foi tomada para resguardar os segurados da Previdência Social, "visando a não causar um prejuízo social maior, porém sem efetuar, até aqui, qualquer avaliação sobre a motivação grevista".

Mauro Campbell Marques afirmou que a associação comunicou a paralisação ao governo no dia 31 de janeiro, advertindo sobre a deflagração de uma greve de advertência de dois dias, em 8 e 9 de fevereiro. Segundo o ministro, o intervalo de tempo desde a comunicação foi pequeno para que houvesse uma negociação eficaz com a administração pública. O ministro apontou ainda que a entidade não garantiu o número mínimo de servidores para a manutenção das perícias, "o que causaria, em tese, grave prejuízo à sociedade".